quinta-feira, 16 de maio de 2013

Produção de energia defeituosa nas células do cérebro leva a doenças que vão desde Parkinson a Deficiência Intelectual

May 16, 2013 — O neurocientista Patrik Verstreken de VIB (Flandres Instituto de Biotecnologia) e KU Leuven mostrou pela primeira vez que mitocôndrias disfuncionais em células cerebrais podem levar a dificuldades de aprendizagem. A ligação entre as mitocôndrias disfuncionais e da doença de Parkinson é conhecida, mas esta nova pesquisa mostra que também está presente em outras perturbações cerebrais.

Patrik Verstreken (VIB / KU Leuven): "Esta descoberta mostra que a produção de energia nas células do cérebro é a base de várias doenças cerebrais. Esperamos que uma melhor compreensão dos mecanismos usados ​​pela célula para manter os níveis ideais de energia levará a longo prazo à aplicações médicas que impeçam ou curem estas doenças."

Mitocôndria disfuncional tóxica para a célula cerebral - O bom funcionamento mitocôndrias - organelas que produzem energia nas células - são essenciais para um cérebro saudável. Elas fornecem a energia necessária para a comunicação entre neurônios, que é crucial para a transmissão de estímulos e sinais e, assim, para o funcionamento ideal do corpo. Investigações anteriores demonstraram que a doença de Parkinson é muitas vezes uma combinação de mitocôndrias disfuncionais. Além disso, as mitocôndrias disfuncionais não são eficazmente eliminadas a partir da célula, o que complica a operação de outras mitocôndrias saudáveis ​​e leva à produção de energia insuficiente na célula. Elas podem ser comparados com um motor defeituoso que emite fumos tóxicos.

Controle de qualidade pela célula cerebral
Os pesquisadores VIB baseados em Leuven Dominik Haddad, Vanessa Morais e Patrik Verstreken tem desvendado o mecanismo pelo qual as células do cérebro desencadeiam a destruição de mitocôndrias disfuncionais. Uma vez que o mecanismo é acionado, a comunicação entre as células do cérebro é restabelecida. Os pesquisadores ficaram surpresos ao descobrir que este mecanismo não só é deficiente na doença de Parkinson, mas também em casos específicos de deficiência intelectual. Estes resultados indicam a importância maior de mitocôndrias para o funcionamento ideal dos nossos cérebros. Haddad, Morais e Verstreken tem esperança de que os seus conhecimentos, eventualmente, contribuam para a prevenção de várias doenças cerebrais.

Distúrbios cerebrais na Europa
1 em cada 3 europeus sofrem de uma desordem cerebral durante a sua vida. Todos nós conhecemos pessoas com demência, esquizofrenia, deficiência intelectual ou outra condição cerebral. Cada uma dessas doenças penetra na vida de uma pessoa e tem um enorme impacto sobre o paciente e sua família. Eles também carregam um impacto econômico: € 800.000.000.000 é gasto anualmente na Europa para cobrir as necessidades de saúde do cérebro relacionadas com a doença.

Bart De Strooper (VIB / KU Leuven): "O cérebro é decisivo na formação de quem somos, mas do ponto de vista científico, é um território desconhecido Esta pesquisa constitui uma peça importante do quebra-cabeça complexo de pesquisa do cérebro. É vital especialmente porque os distúrbios cerebrais pesam tanto sobre os pacientes, suas famílias e da sociedade. Estou muito contente que mai 2013 tenha sido designado o Mês Europeu do Cérebro ". Fonte: Science Daily.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.