quarta-feira, 19 de junho de 2013

Fumar maconha alivia tremores em Parkinson


por Ed Susman, redator contribuinte, MedPage Today
Avaliado por Robert Jasmer, MD, professor clínico associado de medicina da Universidade da Califórnia, San Francisco

June 18, 2013 - SYDNEY - Fumar maconha parece reduzir o tremor e a dor e melhora o sono em pacientes com doença de Parkinson, relatam pesquisadores de Israel.

No geral, os resultados dos pacientes na Escala Padrão Unificada de Avaliação da Doença de Parkinson (UPDRS, sigla em inglês) foram em média 33 pontos antes que de fumaram cannabis em laboratório e em média 24 pontos após 30 minutos, informou Ruth Djaldetti, médica, da Universidade de Tel Aviv, Israel, na apresentação de pôster no Congresso Internacional sobre a Doença de Parkinson e Distúrbios do Movimento.

"Nós não vimos só a melhora no tremor nestes pacientes, mas também na rigidez e na bradicinesia," Djaldetti disse ao MedPage Today. "Gostaria de recomendar o uso de maconha para meus pacientes como um último recurso, se nada mais estava ajudando a eles ou se eles tinham dor."

A maconha medicinal é legal em Israel para o tratamento da doença de Parkinson, Djaldetti explicou. "Todos esses 20 pacientes eram usuários de maconha antes de estudá-los. Eles foram testados antes de fumar maconha na clínica e, em seguida, eles foram testados 30 minutos depois de fumar." Os doentes tinham cerca de 66 anos de idade e tinham sido diagnosticados com a doença de Parkinson numa média de 7,5 anos.

Antes de fumar, os 20 pacientes tiveram uma pontuação média de 7,5 pontos no domínio tremor na UPDRS (escala), mas depois de 30 minutos após fumar a pontuação média do tremor caiu para 3,5, disse ela. A pontuação rigidez caiu de 7,4 para 6,4. A pontuação bradicinesia caiu de uma média de 13,2 para uma média de 8,6.

"Não tinham sido relatadas reduções acentuadas na mídia israelense sobre a capacidade da maconha em reduzir tremor", disse Djaldetti. "Vimos uma redução no tremor, mas ele foi menos dramático em nossa clínica do que na televisão. Os pacientes nos disseram que o efeito benéfico do consumo de maconha tem a duração de cerca de 2 a 3 horas."

Desde 1996, quando os californianos aprovaram a maconha medicinal, outros 17 estados e o Distrito de Columbia também aprovaram seu uso. Ainda é ilegal sob a lei federal, embora a Administração Obama já sinalizou que a aplicação da proibição federal em estados que legalizaram não é uma prioridade do governo. É legal para uso médico no Canadá e em muitos outros países.

Karin Gmitterova, médico, professor assistente de neurologia na Universidade de Bratislava, na Eslováquia, disse ao MedPage Today, "não é uma comunidade de pacientes que compartilha suas experiências no uso de formas alternativas de medicação ... Eles são mais experientes com o consumo de maconha no República Checa e pacientes relatam que pode ser útil. "

"Não vai substituir a levodopa, é claro", continuou Gmitterova, que não participou do estudo. No entanto, "A redução na pontuação da UPDRS que vemos aqui não é apenas estatisticamente significativa, mas esta é clinicamente importante também."

"Quando os médicos não podem ajudar os pacientes, eles vão encontrar outros métodos de tratamento por ouvir de boca, da Internet ou de familiares ou amigos", acrescentou.

Djaldetti disse que os pesquisadores "estavam mais surpresos com as melhorias na rigidez e bradicinesia. Sob a cannabis eles foram capazes de melhorar suas habilidades motoras finas. Nós não vimos uma melhora na marcha e postura. Duvido que o aumento do tamanho deste estudo seria resultado de uma descoberta significativa para a marcha ou a postura ".

Além disso, todos os pacientes do estudo já estavam em uso de medicações para alívio da dor, mas essas terapias não estavam fornecendo o alívio necessário, observou ela. "Vimos uma redução dramática da dor em nossos pacientes e na sua capacidade de dormir. Quando sua dor foi reduzida, dormiram melhor."

Pontos de Ação
Note-se que este estudo foi publicado como um resumo e apresentado em uma conferência. Estes dados e conclusões devem ser considerados preliminares até publicado em uma revista revisada.
Fumar maconha parece reduzir o tremor e a dor e melhora o sono em pacientes com doença de Parkinson, revelou um estudo.
Note-se que fumar cannabis não teve nenhum efeito sobre a postura mas foi associada com melhorias na rigidez e bradicinesia.
(original em inglês, tradução Hugo) Fonte: Med Page Today.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.