terça-feira, 2 de julho de 2013

Choques no cérebro fazem homens acharem mulheres mais bonitas

Pesquisadores da Califórnia analisaram 99 pessoas que sofreram estimulação por eletrodos colocados de maneira não invasiva no couro cabeludo
Procedimento pode abrir o campo de tratamento de pessoas que sofrem de distúrbios neurológicos

1/07/13 - RIO - Para os que acreditam que beleza é fundamental, o mundo seria muito melhor se a maioria das pessoas fosse ao menos mais parecida com a modelo Gisele Bündchen ou com o ator Brad Pitt, por exemplo. Tratamentos de beleza à parte, já existe tecnologia para dar uma ajuda aos que querem conviver com pessoas mais bonitas. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia constataram que os voluntários que sofreram estimulação elétrica no cérebro passaram a achar as outras pessoas mais atraentes, de acordo com estudo publicado recentemente na revista “Translational Psychiatry”.

Os cientistas observaram 99 pessoas que participaram de 15 minutos de estimulação transcraniana por corrente contínua (TDCS, na sigla em inglês). São eletrodos colocados de maneira não invasiva no couro cabeludo que dão choques controlados. Eles não são dolorosos, mais parecem um formigamento ou coceira. Antes e depois do processo, os voluntários olharam retratos, que foram considerados mais atraentes na segunda vez.

A explicação, de acordo com os especialistas, está relacionada ao aumento de atividade na área pré-frontal e no mesencéfalo (parte intermediária) do cérebro dos pacientes, assim como à maior produção de dopamina, neurotransmissor associado à beleza.

Para os pesquisadores, a mudança na classificação de beleza após o TDCS é uma comprovação de que o procedimento pode ser usado como uma forma não invasiva de ativar o mesencéfalo a ponto de influenciar o nosso comportamento. As descobertas devem abrir o campo de tratamento de pessoas que sofrem de distúrbios neurológicos, como esquizofrenia, depressão e Mal de Parkinson. Fonte: Globo G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.