sexta-feira, 5 de julho de 2013

Esposa de doente de Parkinson inventa camisa magnética que fecha automaticamente os botões

O marido de Horton Maura, Don Horton, tem a doença de Parkinson e problemas para fechar até os botões da camisa
Ela projetou MagnaReady com botões magnéticos para ajudar o marido
A camisa tem se mostrado útil para muitas pessoas que sofrem de outras doenças, como artrite e acidente vascular cerebral
1000 camisas já foram vendidas, por US $ 59,99
5 julho de 2013 - Quando o marido de Horton Maura, o ex-treinador de futebol da faculdade Don Horton, foi diagnosticado com a doença de Parkinson, ela sentia-se impotente para ajudá-lo - até que ele veio para ela com um problema que ela poderia enfrentar: suas roupas.

Don Horton não era capaz de fechar a camisa depois de trabalhar um dia. Foi quando Maura Horton, de 43 anos, sabia que ela tinha a solução para pelo menos um dos obstáculos que o Parkinson tinha jogado em Don, de 55 anos.

A MagnaReady surgiu como um projeto no computador de Maura. Ex designer de roupas de crianças usou suas habilidades para fazer uma camisa com fortes ímãs embutidos atrás dos botões, dispensando botoeiras complicadas.

MagnaReady foi criado por Maura Horton para o seu marido, mas seu projeto provou ser útil a muitas outras pessoas que sofrem de doenças neurodegenerativas, como Don Horton, bem como as pessoas que sofreram derrames, artrite e até mesmo pessoas com ferimentos de guerra.

"O vestir-se não deve ser uma tarefa estressante - estar com uma deficiência já é bastante difícil", diz Maura Horton.

"Havia um monte de desafios ou mudanças que Don estava passando e por que eu não poderia ajudar?", ela disse à Fox News. "Mas isso foi que eu pensei e iria tentar chegar ao fundo da questão."

A doença de Parkinson é a segunda mais comum doença neurodegenerativa, após a doença de Alzheimer, e prossegue de uma maneira lenta, mas de forma semelhante destrutiva. De acordo com MichaelJFox.org, uma em cada 60 pessoas com mais de 60 anos em os EUA serão diagnosticados com mal de Parkinson

Foi há quatro anos que Maura Horton teve a idéia de como ajudar o marido a se vestir.

"Eu sabia que algo estava errado quando ele chegou em casa", ela disse à CNN. "Eu pensei que talvez tivesse sido um jogo ruim.

"Eu não queria que ele se sentisse assim novamente", disse Maura.

A partir do escritório na casa pequena em Raleigh, Carolina do Norte, Maura vendeu 1.000 camisas MagnaReady.

Don Horton deixou de ser treinador de futebol em 2012 e desde então veio ajudar com os negócios de sua esposa. O casal está esperando que as camisas acabem de serem abastecidas em lojas de departamento, pois agora as camisas MagnaReady podem ser comprados no MagnaReady.com e alguns distribuidores on-line.

A camisa se parece com qualquer outra camisa, apenas o seu botão e botoeiras são puramente decorativos. Atrás dos botões são ímãs que Maura testou apenas garantir a força incorporada. Se muito fraca a camisa vai abrir com facilidade, muito forte e a camisa seria difícil de tirar. Eles também têm que ser especialmente revestidos para prevenir a ferrugem na lavagem.

As camisas MagnaReady atualmente vêm em azul ou branco e estão no varejo por US $ 59,99. Maura Horton tem mais produtos em desenvolvimento.

Don Horton passou recentemente por uma cirurgia no cérebro na tentativa de melhorar os sintomas do seu Parkinson. Como resultado, ele está usando uma bateria semelhante a um pacemaker e não pode vestir a camisa MagnaReady pois ela interfere com as suas funções.

É um novo desafio para Maura e ela tenciona ajudar o marido. 'Eu poderia ficar passiva", ela disse ao News Observer. "Mas pelo menos eu vou trazer um pouco de consciência para a doença." (original em imglês, tradução Hugo) Fonte: Daily Mail.uk.
Uma opção mais simples e barata é o uso de velcro, sem contra indicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.