quinta-feira, 4 de julho de 2013

Pacemaker para o cérebro ajuda doentes de Parkinson

Por Fernando Calçada a 3 de Julho de 2013 em Saúde
Quem olha para Andrew Johnson a primeira vez pode nem sequer notar, mas a verdade é que este neo-zelandês de 39 anos, casado e pai de dois filhos é, para todos os efeitos um Ciborgue.

Há quatro anos atrás, com apenas 35 anos, Andrew foi diagnosticado com Doença de Parkinson, e os efeitos físicos desta doença degenerativa depressa se manifestaram, tornando a vida de Andrew numa verdadeira batalha, já que os tremores constantes, a rigidez e espasmos musculares impediam-no de poder fazer os mais elementares movimentos.

Mas este é um caso muito diferente de tantos outros graças… à tecnologia.

A tecnologia ao serviço da medicina

Entre Novembro de 2012 e Fevereiro de 2013, Andrew foi submetido a duas intervenções cirúrgicas onde lhe foram implantados uma série de eléctrodos directamente no cérebro, que depois foram ligados a um “pacemaker” implantado no peito. Este pacemaker envia descargas eléctricas às zonas do cérebro de Andrew que estão afectadas pela doença e interferem com o seu controlo motor. Os resultados? Simplesmente incríveis, como se pode ver neste vídeo, onde Andrew usa o SEU controlo remoto para ligar e desligar o seu pacemaker.

Para verem o efeito dramático e quase imediato da remoção e da introdução dos impulsos eléctricos do pacemaker, vejam a partir de 1:25 e aos 3:28.

Este tratamento não é novo, chama-se Estimulação Cerebral Profunda, ou DBS, e em casos como o de Andrew, a.k.a. “Cyber AJ”, faz com que este possa viver a sua vida normalmente e (quase) sem sintomas.

Além do pacemaker, Andrew também toma medicação específica. A grande vantagem da DBS é que ajuda a reduzir enormemente a quantidade de medicação que os doentes de Parkinson têm que tomar e também reduz substancialmente os efeitos secundários.

Se quiserem saber mais, Andrew tem um blog chamado youngandshaky.com, onde partilha a sua história, experiências de vida e mais detalhes sobre a doença de Parkinson, o seu tratamento e a DBS. Fonte: Revolução Digital, com links
Este mesmo caso já foi linkado aqui em 22/06/2013, sob o título "Vídeo viral(*) mostra efeitos dramáticos da doença de Parkinson".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.