segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O Futuro da Estimulação Elétrica

Isto é o extrato de artigo amplo sobre o dbs. Veja referências ao final.

A estimulação cerebral profunda serve como um excelente exemplo de como os avanços em sistemas de neurociência estão sendo traduzidos para novas terapias. A estimulação profunda do cérebro também está ganhando cada vez mais aceitação para uso, caso a caso, em uma série de indicações de investigação. Como observado em uma revisão recente, [ 127] 100 Fase I / II e 21 ensaios de Fase II / III de DBS estavam em andamento no final de 2012. Muitas das indicações sob investigação, tais como a obesidade, dependência, depressão e doença de Alzheimer, são extremamente prevalecentes e representam um fardo significativo de saúde em todo o mundo. Embora outras indicações, como TS, OCD, distonia e doença de Huntington sejam menos prevalentes, o DBS pode ser capaz de trazer qualidade de vida aos pacientes não tratados de forma eficaz através da tecnologia médica atual. Promissores resultados preliminares para várias dessas indicações sugerem que o DBS provavelmente vá continuar a aumentar em prevalência como uma intervenção neurocirúrgica.

Além de potencialmente proporcionar alívio para milhões de pacientes, o DBS também está oferecendo aos pesquisadores uma janela para o funcionamento do cérebro humano. Como discutido acima, a nossa compreensão dos neurocircuitos normais motores, bem como a fisiopatologia da DP, mudou drasticamente, graças às gravações LFP (local field potential) cortical e subcortical de único neurônio obtidas durante a implantação de eletrodos do DBS. Nossa compreensão do ânimo e de tomada de decisão também foi transformado com esta tecnologia, fornecendo novos insights sobre como os sinais de amplas áreas do córtex são canalizados para estruturas subcorticais, permitindo a seleção de tomada de decisão e posterior da ação. Insights sobre os mecanismos de adquisição a partir de estudos DBS também informaram novos desenhos experimentais: estudos de “tractography” (estudos de tensor de difusão em marcadores nos primatas), manipulação optogenética para selecionar populações de neurônios, e imagem funcional (magnetoencephalography por ressonância magnética funcional em estado de descanso) e a certeza de continuar revolucionando nossa compreensão dos circuitos cerebrais e anatomia funcional.

Finalmente, a tecnologia para a estimulação continua a evoluir. Nós ilustramos exemplos de como os alvos do DBS são refinados e direcionados, e, como a nossa compreensão da fisiologia do cérebro melhora, a seleção racional de metas para a estimulação está se tornando uma realidade. Novas configurações de estímulo, como a estimulação intercalada, continuam a se desenvolver e são testados em relação aos padrões atuais. No futuro próximo, gravações LFP em tempo real podem também ser utilizados para modular a estimulação das configurações, criando laços de realimentação para a modulação do estimulador em configuração contínua. Tais dispositivos podem ajudar a prolongar a vida da bateria, assim como permitir a estimulação intermitente em casos em que podem não serem necessárias estimulação constantes, como por exemplo para o aumento na formação de memórias. Outras formas de estimulação, tal como a estimulação transcraniana magnética, ultra-som focado, e estimulação optogenetica possivelmente, podem também desempenhar um papel na modulação de neurocircuitos aberrantes. Como aplicações clínicas da estimulação elétrica continuam a se expandir no futuro, assim também será a nossa compreensão do cérebro como uma coleção de regiões altamente conectadas, falando umas com as outros em uma linguagem de oscilações e disparar padrões explosivos que estamos apenas começando a decodificar. (tradução Hugo) Fonte e texto original em inglês no blog Deep Brain Stimulation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.