sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Estimulação da medula alivia sintomas de Parkinson

Experimento conduzido pelo brasileiro Miguel Nicolelis nos EUA pode resultar em terapia alternativa a drogas e métodos mais invasivos
23/01/14 - RIO – Experimento conduzido pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis e sua equipe na Universidade Duke, nos EUA, em ratos mostrou que é possível aliviar os sintomas do mal de Parkinson a partir da estimulação da medula espinhal, método que pode se tornar uma alternativa ao tratamento padrão com a droga L-dopa e é menos invasivo que a única outra opção disponível, a estimulação profunda e direta do próprio cérebro. Doença neurodegenerativa que afeta cada vez mais pessoas no mundo devido principalmente à maior expectativa de vida e envelhecimento da população, o mal de Parkinson é caracterizado pela perda dos neurônios responsáveis pela produção de dopamina, neurotransmissor ligado ao sistema de recompensa do cérebro e ao controle motor, o que faz com que suas vítimas sofram com rigidez e espasmos musculares.

De acordo com artigo sobre o experimento, publicado na edição desta semana do periódico “Nature Scientific Reports”, a estimulação de longo prazo da região dorsal da medula espinhal melhorou as capacidades motoras e reverteu a severa perda de peso dos animais, outro sintoma característico da doença. Além disso, o método ajudou a preservar os neurônios produtores de dopamina nas regiões do cérebro ligadas ao controle motor e cuja perda desencadeia o mal de Parkinson, sugerindo que ele também pode ser útil para frear seu avanço. (segue...) Fonte: Globo G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.