sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Falta remédio para Mal de Parkinson / ES

QUI, 20 DE FEVEREIRO DE 2014 - Um dos principais medicamentos de uso controlado para os pacientes que sofrem do Mal de Parkinson, o Prolopa, está em falta no município de Cachoeiro de Itapemirim, desde dezembro. O remédio, em menor quantidade do que a necessária, chegou ontem pela manhã à farmácia da Secretaria de Saúde, no bairro Ferroviários. Em pouco tempo, os pacientes esgotaram a remessa.

De acordo com a secretaria, eram esperados seis mil comprimidos do medicamento. A quantidade, segundo a pasta, é necessária para suprir a necessidade dos mais de mil pacientes no município. No entanto, somente cerca de 1,2 mil comprimidos foram entregues na Prefeitura.

A justificativa dada pelo secretário de Saúde em exercício, Roberto Povoa, é a falta do medicamento junto ao fornecedor, que repassou todo seu estoque até a chegada do restante, solicitado somente neste começo de ano. Ele descartou que a falta do remédio tenha sido por conta de orçamento.

Por conta do imbróglio, muitos pacientes tiveram de arcar comprando o Prolopa. A remessa já chegava ao final nas primeiras horas da manhã.

O autônomo Renan Casteglione Dias teve de comprar o remédio por 15 dias. Ele foi ontem buscar o medicamento pela manhã. Das seis caixas que necessitava, levou apenas quatro, devido ao baixo estoque. “Paguei 60 reais pela caixa. Uso três caixas por mês”, comentou. A estimativa é de que a remessa remanescente chegue em março, segundo Povoa. Fonte: Espírito Santo de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.