sexta-feira, 7 de março de 2014

Depressão induzida pelo estresse agrava Parkinson

March 6, 2014 - (Medical Xpress) - Depressão induzida pelo estresse crônico é exacerbada em modelo experimental da doença de Parkinson, demonstram pesquisadores da Universidade de Cincinnati (UC).

A pesquisa destaca a ligação entre Parkinson e depressão, segundo os pesquisadores, e mostra que o estresse crônico pode ser um fator complicador na progressão ou na gravidade da doença.

Os resultados foram publicados online antes da versão impressa em Molecular Psychiatry, uma revista científica líder que faz parte do Nature Publishing Group. Os pesquisadores chefes eram Kim Seroogy, PhD, professor e vice-presidente de pesquisa básica em neurologia da UC e do departamento de medicina de reabilitação e diretor do Programa de Pós-Graduação de Neurociência da Universidade da Califórnia, e James Herman, PhD, professor de psiquiatria e neurociência comportamental e diretor da Rede UC for Neuroscience Discovery. Ann Hemmerle, PhD, pesquisador de pós-doutorado no laboratório de Seroogy, foi o primeiro autor do artigo.

A doença de Parkinson é uma desordem neurológica degenerativa envolvendo a morte de células produtoras de dopamina, ou neurônios, no interior do cérebro. A depressão é altamente prevalente na doença de Parkinson, já demonstraram pesquisas anteriores, e o estresse já há muito tempo, na hipótese de contribuir para a neuropatologia do Parkinson, possivelmente aumentando a vulnerabilidade das células dopaminérgicas à degeneração.

Seroogy e Herman, no entanto, observaram que na pesquisa faltou uma análise de co-morbidade entre a doença de Parkinson e a depressão, em outras palavras, se a depressão induzida pelo stress, contribui para o desenvolvimento da doença de Parkinson, e iria também fazer Parkinson piorar, uma vez que já se desenvolveu?

"Estudos têm mostrado que até 50 por cento dos pacientes experienciam depressão debilitante no Parkinson, por isso é uma enorme questão de qualidade de vida", diz Seroogy. "Na verdade, muitas pessoas com Parkinson queixam mais de sintomas de depressão do que dos sintomas clássicos da doença.

"Nossa pesquisa indica que o estresse negativo em cima da doença de Parkinson pode modificar negativamente a própria doença." (segue..., com links, original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Medical Xpress.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.