sexta-feira, 2 de maio de 2014

Desenho com formato de “rabo de andorinha” sinaliza Parkinson em ressonância magnética por imagem (MRI)

Uma "livre adaptação"
1 May 2014 - Pesquisadores da Universidade de Nottingham desenvolveram novos exames cerebrais de ressonância magnética por imagem que poderão ser um passo importante para os primeiros testes precisos para Parkinson.

Em pessoas sem Parkinson um desenho na forma de rabo de andorinha pode ser visto usando o novo exame de ressonância magnética, que representa as células nervosas produtoras de dopamina saudáveis ​​na parte do cérebro afetada pelo Parkinson.

Mas esta forma não pode ser vista nas varreduras de pessoas com a doença.

A equipe liderada pelo Dr. Stefan Schwarz e a professora Dorothee Auer foram capazes de diagnosticar o Parkinson com precisão de 94% usando essa nova técnica.

Leia os resultados publicados na revista PLoS ONE.

Desafios do diagnóstico

Diagnóstico de Parkinson é notoriamente difícil e pode demorar muito tempo, o que pode ser angustiante para as pessoas com possíveis sintomas.

O Parkinson é geralmente diagnosticado por um médico com base apenas nos sintomas de uma pessoa. As varreduras do cérebro chamadas "DAT Scan' às vezes são usadas ​​para ajudar, mas estes não são testes definitivos e são muito caros.

A equipe de pesquisa identificou inicialmente esta imagem de 'rabo andorinha' em um scanner de ressonância magnética de alta resolução, mas agora têm mostrado que também pode ser vista em uma versão menos potente do scanner que está amplamente disponível nos hospitais em todo o Reino Unido.

O que isso significa para as pessoas com mal de Parkinson?

Hannah Churchill, assessora de comunicações da pesquisa comenta:
"O diagnóstico pode ser notoriamente difícil para as pessoas com Parkinson e suas famílias, especialmente quando no momento não há recursos prontamente disponíveis e precisam uma maneira de diagnosticar definitivamente a doença.

"Esta nova pesquisa sugere que equipamentos de ressonância magnética disponíveis em todo o Reino Unido poderiam ser usados para o diagnóstico rápido e preciso.

"O diagnóstico precoce é vital para que as pessoas com Parkinson possam começar a gerir a situação com a medicação certa." (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Parkinsons UK, com vários "links" interessantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.