Esperança
O apoio da UE impulsiona o desenvolvimento de vacinas terapêuticas contra Parkinson e Atrofia Múltipla. A AFFiRiS lidera o consórcio.
May 1, 2014 - Um consórcio internacional das melhores equipes de investigação européias recebeu um financiamento significativo da UE para o desenvolvimento de vacinas terapêuticas contra a doença de Parkinson (DP) e Atrofia de Múltiplos Sistemas (MSA). Liderado pela empresa de biotecnologia austríaca AFFiRiS AG, o consórcio irá utilizar uma nova estratégia conjunta para fazer avançar o desenvolvimento de duas vacinas terapêuticas em paralelo. Ambos são únicas no potencial de modificação da doença, e que falta na DP, bem como em MSA. Ambas as candidatas alvo são a proteína chamada alfa-sinucleína, que desempenha um papel fundamental no aparecimento e progressão da DP e MSA. Além disso, o grupo tenta identificar biomarcadores com valor de diagnóstico e de prognóstico. Ao todo, o consórcio é exercido por líderes de opinião médicas e científicas da Alemanha, França e Áustria. O projeto SYMPATH foi premiado com € 6 milhões, a partir do 7 º Quadro de Programas da União Europeia e terá a duração de 48 meses.
O consórcio de cientistas europeus top foi premiado € 6 milhões para o avanço do desenvolvimento clínico de duas vacinas terapêuticas para o tratamento das Doenças de Parkinson (DP) e a Atrofia Multisistémica ( MSA ). Os candidatos à vacinas ( PD01A e PD03A ) fazem parte da linha de desenvolvimento da empresa de biotecnologia austríaca Affiris AG que lidera o consórcio e o desenvolvimento no campo clínico. Com base na tecnologia ® AFFITOME de renome da empresa, ambas as vacinas tem como alvo a proteína alfa-sinucleína (alfa- syn), que desempenha um papel fundamental no aparecimento e progressão da DP e MSA, sendo esta última uma doença isolada sem terapia registrada. Ambos as candidatas já demonstraram o seu potencial modificador da doença em vários modelos de sistemas pré-clínicos.
Internacional e inovadora
Reconhecida como o líder mundial na área de alfa- syn - Imunoterapia, AFFiRiS reuniu uma base de peritos médicos e cientistas de alto perfil de oito organizações europeias para o sucesso do projeto FP7 chamado SYMPATH. Essas instituições incluem o Forschungszentrum Jülich, na Alemanha, o INSERM F- CRIN Toulouse e os departamentos de Neurologia dos Hospitais da Universidade de Bordeaux e Toulouse da França, assim como a Universidade de Medicina do Departamento de Neurologia e PROSENEX de Innsbruck na Áustria.
O projeto SYMPATH incide especialmente sobre uma abordagem excelente e inovadora para o teste clínico das duas vacinas candidatas. Usando uma nova estratégia conjunta, o consórcio irá avaliar concomitantemente a segurança e explorar a atividade de ambas as vacinas em fase de estudos clínicos I para ambas as indicações, DP e MSA. De fato, a estratégia conjunta permite a comparação direta das duas vacinas já em um estágio inicial de desenvolvimento clínico.
Novo Padrão
Comentando sobre esta abordagem inovadora, o Prof Achim Schneeberger, responsável pelo desenvolvimento clínico na AFFiRiS e coordenador do SYMPATH, explicou: "Esta estratégia de ensaio clínico desenvolvido pelo consórcio SYMPATH estabelece um novo padrão para vacinas terapêuticas e agentes modificadores da doença em doenças neurodegenerativas, como DP e MSA". O Dr. Markus Mandler de AFFiRiS AG acrescenta: "A estratégia conjunta está de pleno acordo com o programa de maturação clínica da AFFiRiS'. Com base no perfil de segurança excelente de todos os candidatos à vacinas, este programa permite um teste muito rápida de novas vacinas no homem. Estamos muito animados que líderes de opinião top estejam trabalhando conosco neste projeto."
Além de sua estratégia de conjunto inovadora, o consórcio SYMPATH visa identificar biomarcadores com valor de diagnóstico e prognóstico para ambos, DP e MSA. Além disso, ele vai testar a viabilidade do uso em MSA como uma indicação clínica de referência para sinucleinopatias, um grupo de doenças caracterizadas pela agregação de alfa - sinucleína nos chamados corpos de Lewy. Usando em MSA como referência clínica para sinucleopatias também poderiam se beneficiar muito, terapias em geral, como tratamento de MSA, que dá a leitura positiva mais rápida para a modificação da doença após a vacinação. "Com base em pesquisas recentes em doenças neurodegenerativas, optou-se por atingir não só DP, mas também MSA com PD01A e PD03A. Se for bem sucedido, permitirá responder adicionalmente a uma necessidade não atendida clínica e intensa como MSA, uma doença órfã sem terapia registrada. Nossa abordagem pode, ao mesmo tempo, proporcionar novos conhecimentos científicos sobre a origem comum de DP e MSA", conclui o Prof Wassilios Meissner do Hospital Universitário de Bordeaux e especialista clínico em MSA.
AFFITOME ® e AFFITOPE ® são marcas registradas da AFFiRiS.
Sobre SYMPATH ( http://www.sympath-project.eu/ )
SYMPATH ("Reach α - dependente -sinucleína neurodegeneração: o desenvolvimento clínico de vacinas terapêuticas para AFFITOPE doença de Parkinson e atrofia de múltiplos sistemas") é um projeto colaborativo do Sétimo Programa-Quadro da União Europeia, mantendo Acordo de Subvenção No. SAÚDE -F4 -2013 -60299. SYMPATH e visa promover o desenvolvimento clínico de vacinas terapêuticas visando alfa-sinucleína doenças neurodegenerativas (alfa-Syn)-driven incluindo a doença de Parkinson (DP) e atrofia de múltiplos sistemas (MSA), onde não existe atualmente nenhuma terapia causal. O projeto terá a duração de 48 meses. Ele recebeu 5.990.000 de euros em financiamento da União Europeia. AFFiRiS AG localizada em Viena, Áustria serve como coordenadora do programa de pesquisa de projetos ambiciosos e é apoiado por Biolution em tarefas de gerenciamento de projeto. Os parceiros do projeto incluem 5 universidades e três SMEs: (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Fierce Vaccines.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.