quinta-feira, 17 de julho de 2014

Mal Parkinson e Alzheimer ainda são desconhecidas em Barra Mansa

16/07/2014 - Durante a 'Semana Municipal de Apoio aos Portadores de Parkinson e Alzheimer', que teve início na última segunda-feira em Barra Mansa, a prefeitura está realizando diversas palestras e atividades divulgando e informando as pessoas como lidar com pacientes das duas doenças neurológicas. De acordo com a gerente do Centro de Referência do Idoso, Ana Maria dos Santos, as doenças são silenciosas e pouco conhecidas até mesmo pela família e portadores.

- A aceitação da família ainda é muito difícil e por isso estamos realizando esse evento, para tentar explicar como ela age e o que acarreta - disse.

Ainda segundo Ana Maria, grande parte dos idosos recebem cuidados de pessoas mais velhas que acabam tendo que passar por tratamento junto ao paciente.

- Temos diversos casos no Centro onde o cuidador também é idoso e por isso ao trazer o paciente para cá acaba sendo atendido. Além disso, na maior parte dos casos o cuidador é um familiar que fica mais velho - apontou.

A psicóloga Maria de Fátima dos Santos disse que o desconhecimento causa um grande constrangimento, tanto para o idoso quanto para a família.

- O acompanhamento da família é fundamental, pois grande parte dos familiares não sabe que é uma doença e acham que se trata de "pirraça" do idoso. A família tem uma grande dificuldade em aceitar que se trata de uma doença até o diagnóstico. Mesmo com todas as provas ainda há muitas pessoas que não acham que se trata de uma doença - disse.

Além disso, as doenças também alteram o comportamento e o convívio familiar.

- Por exemplo, ter um idoso com Alzheimer na família altera não só a vida do idoso, mas muda toda a estrutura familiar que tem que contar com novas rotinas. O idoso com Alzheimer tem que ser acompanhado mais de perto por conta dos efeitos da doença - disse a fonoaudióloga Sarah Pires. Fonte: Diário do Vale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.