segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Vacina experimental para doença de Parkinson é bem tolerada

11 AUG 2014 - O estudo mostrou que cerca de 50% dos pacientes vacinados geraram anticorpos para alfa-sinucleína, específicos de um componente importante dos corpos de Lewy - A principal característica patológica da doença de Parkinson.

A vacina experimental para tratar a doença de Parkinson é bem tolerada por pacientes e induziu uma resposta imunitária, de acordo com a fase I do estudo clínico.

No estudo, dois grupos de 12 pacientes receberam duas doses diferentes (15 microgramas e 75 microgramas) da vacina PD01A, desenvolvida pela empresa austríaca Affiris AG. Cada grupo recebeu quatro vacinas em intervalos mensais, enquanto que oito pacientes serviram como grupo de controle. Os resultados do estudo, divulgado em 31 de julho de 2014, mostraram que ambas as doses foram seguras e bem toleradas.

A PD01A é a primeira terapia desenvolvida contra a proteína alfa-sinucleína, que é um componente importante de corpos de Lewy, agregados de proteínas que são a marca patológica da doença de Parkinson.

Com o apoio da Fundação Michael J. Fox para Pesquisa de Parkinson (MJFF), o estudo mostrou que cerca de 50% dos pacientes vacinados geraram anticorpos específicos da alfa-sinucleína, que também foram detectados no líquido cefalorraquidiano.

"Este estudo é o primeiro grande passo, especialmente no que diz respeito ao potencial desenvolvimento de uma vacina, mas futuras pesquisas são necessárias", diz Roy Alcalay, neurologista do Columbia University Medical Center.

Para Alcalay, o próximo passo seria ver se esses anticorpos podem, na verdade, reduzir a carga de alfa-sinucleína no cérebro. Depois disso, os pesquisadores teriam de demonstrar que a redução de alfa-sinucleína no cérebro realmente reduz o risco de Parkinson ou alivia os sintomas em pessoas que já têm doença de Parkinson.

"Como vamos nos livrar da doença de Parkinson e como mantê-lo de que forma são duas questões muito diferentes", acrescenta.

A Affiris AG vai acompanhar os testes da fase I, avaliando os efeitos imunológicos e clínicos de uma vacina de reforço. A empresa pretende recrutar para os ensaios em setembro de 2014. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Pharmaceutical Journal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.