terça-feira, 16 de setembro de 2014

App de Parkinson "é como o óleo em minhas articulações e deixa me mover”

Um aplicativo desenvolvido por uma jovem fisioterapeuta irlandês está permitindo aos pacientes de Parkinson se moverem

Tue, Sep 16, 2014 - Aos 46 anos John MacPhee diz que o único conhecimento da doença de Parkinson que ele tinha era de celebridades como Michael J Fox e Muhammad Ali. "Eu pensei que era algo que as pessoas de idade tem." O primeiro indício de que ele teve de que havia alguma coisa com o seu próprio corpo foi quando ele teve dificuldade de pegar um garfo.

"De vez em quando o braço tremeria de um lado, então você acha que deve ser um nervo preso". MacPhee sempre foi alegre e em boa forma, quando a agitação começou a ficar mais regular ele foi ao médico.

"Isso começou com uma rodada de exames, uma abordagem Sherlock Holmes", diz ele. "Eles só excluíram várias condições. O único teste possível para o Parkinson é uma autópsia", diz ele.

"Você passa por várias fases. Inicialmente é o medo do desconhecido, então você começa beligerante, pensando, eu não vou deixar isso me afetar, e então você cair na real e pensa: O que eu vou fazer sobre isso? Parkinson não vai te matar, ele só faz menos de si mesmo. Vocês são mais propensos à depressão e, em um ponto na minha cabeça, algo estalou e eu pensei se isso é uma doença degenerativa, então hoje é o meu melhor dia, então eu vivo hoje".

Quando ele estava em Londres para testes inicialmente ele realizou um exercício caminhando por um metrônomo: bate um tique-taque que qualquer um que tenha estudado piano vai saber. Esta é uma ferramenta de diagnóstico e tratamento que é apoiado por 40 anos de pesquisa. Ele usou as batidas do metrônomo com e sem drogas, inicialmente, para ajudar na sua caminhada e para descartar o Parkinson.

"A batida desencadeia uma resposta em seus nervos."

Ondas sonoras
Sons de batidas médicas soam como algo inventado pelo Doutor Dre, mas foi realmente inventado por uma jovem fisioterapeuta irlandesa Ciara Clancy que via como o tratamento que estava sendo utilizado internacionalmente e por fisioterapeutas irlandeses em um ambiente clínico e poderia ser adaptado para os pacientes usando seus iPhones e smartphones.

"Basicamente, é a tecnologia de onda sonora que melhora a mobilidade e independência de pessoas com a doença", diz Clancy.

"É um sinal sonoro que supera os sintomas do mal de Parkinson. Congelamento de marcha - não ser capaz de andar, ficando preso no local - é típico.

"Os sintomas das pessoas variam de dia para dia, por isso é necessário ser capaz de testar a mobilidade de um paciente em uma base diária e adequar as suas batidas às suas necessidades nesse dia especial", diz ela.

O aplicativo levou dois anos para ser desenvolvido e MacPhee é um dos primeiros adaptadores para ele. "É como o óleo em minhas articulações e me deixa ir na parte da manhã. Tem que ser prescrito, mas está disponível no iTunes", diz ele.

Avaliação
Clancy diz que a tecnologia é simples e discreta. Todas as manhãs, por meio de um telefone celular, os pacientes fazem uma avaliação de dois minutos, que olham para o seu pé e os seus sintomas. Na nuvem sua batida é prescrita, e então, adaptado às suas necessidades naquele dia e entregue no smartphone.

"Eles podem clicar no aplicativo que parece que a pessoa está apenas ouvindo música. É não há a invasiva estimulação profunda do cérebro através do canal auditivo.

Os pulsos lhes permitem andar."

O aplicativo é holístico e dá lembretes de medicação, e pode fornecer relatórios gerenciais dos sintomas para o médico do paciente.

MacPhee diz ele aparece como um pop up nos fones de ouvido e ouve as batidas por 10 minutos, e que ao recebê-las move-se. "Às vezes eu tenho uma atividade complementar na parte da tarde e começo a andar de novo. O foco da caminhada costumava ser sobre o esforço do movimento. Em vez disso, eu estou de volta e gostando de encontrar o cão e ouvir os pássaros e as abelhas".

Uma das motivações de Clancy no desenvolvimento do app era para ser capaz de ajudar mais pessoas a viver de forma independente e com paz de espírito para que elas possam fazer coisas simples, sem congelamento.

"Trabalhando em um hospital como um fisioterapeuta, podemos ajudar apenas as pessoas que próximas a nós e só para esse dia. Quando desenvolvemos o aplicativo, meus objetivos eram para fazer este tratamento o mais amplamente disponível e dar o controle de volta para os pacientes. Eu também queria criar empregos e desenvolver um negócio. "

MacPhee diz a beleza do aplicativo é a sua simplicidade. "Apenas um toque para abrir, um clique para começar, um para continuar: não é oneroso. Cada dia você tem um ritmo diferente. Usando ele tornei a minha caminhada mais suave".

John McPhee está atualmente participando da caminhada de 620 milhas denominada Long Straight Walk da Land’s End até John O’Groats no Reino Unido, para aumentar a conscientização sobre a doença de Parkinson. Veja longstraightwalk.co.uk. O aplicativo The Beats Medical custa € 2 por dia. Veja beatsmedical.com. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: The Irish Times.

Modernamente dizem MENOS !
Dias desses baixei e usei o app "Lift Stride" para Android, tipo um metrônomo, sem a mesma sofisticação deste citado na matéria e funciona razoavelmente. Agora para ser um óleo, é exagero. Óleo, só l-dopa. Vivo com Parkinson e para mim quanto menos quinquilharias melhor. Saudades do tempo em que saía sem lenço e sem documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.