sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Aposentado há mais de 20 anos continua na ativa em Jaú

Além do trabalho, Vicente João Pedro mantém hobby de tirar fotografia. 
Aos 84 anos, ele conta que a paixão pela fotografia começou aos 5 anos. 

02/10/2014 - O técnico em radiologia e aposentado, João Vicente Pedro, de 84 anos, é daqueles idosos que não abrem mão do trabalho e continuam na ativa. Apesar de ter se aposentado há mais de 20 anos, em 1980, ele continua trabalhando na Santa Casa de Jaú (SP).

Ele começou a trabalhar no hospital na década de 1960 por causa dos contatos que fez em virtude de outra paixão na vida do aposentado – a fotografia. “Eu era mecânico na década de 60 e um colega de fotografia me chamou para trabalhar na Santa Casa. Na radiologia também tiramos fotografias, mas enquanto que na fotografia são paisagens, na radiologia são fotos internas, ou seja, dentro e fora”, explica.

A paixão que o acabou o levando para profissão começou cedo. "Com 5 anos, eu não lembro, mas minha mãe sempre lembrava que eu usava uma caixinha de fósforo pra ver os quadrinhos. Eu já procurava enquadrar o motivo com 5 anos."

Ao todo são 79 anos de fotografia. O hobby é o segredo da juventude do seu Vicente. “Se eu ficar um mês sem tirar fotografia, saio correndo”, brinca. E quando a tecnologia avançou e as câmeras passaram de mecânicas para digitais, o aposentado acompanhou a evolução.

“Eu apanhei um pouquinho, mas não é tão difícil, para quem aprendeu a mexer nessas mais antigas, trabalhar com as mais novas não é tão complicado.”

Na semana em que é comemorado o dia do idoso, seu Vicente é um exemplo de como é possível envelhecer com qualidade de vida e continuar a fazer aquilo que mais gosta.

Mais atividades, mais saúde
Até porque o idoso saudável é aquele que é independente, ativo, porque doenças como hipertensão, diabetes, artrose vão aparecer. Mas se manter bem física e mentalmente ajuda muito na qualidade de vida. Saúde também é saber conviver com os problemas que vão aparecer.

“Os estudos mostram que os idosos mais ativos, seja física ou mentalmente, até de trabalho, a incidência de doenças principalmente mentais como a depressão, o isolamento, até as doenças mais conhecidas hoje como Alzheirmer, Parkinson, nesse grupo ativo é bem menor Você controlar os fatores de risco é bem importante, mas você socializar, manter-se ativo fisicamente dentro da família ou dentro de um grupo, isso é extremamente importante”, explica o geriatra Júlio Horta. Fonte: Globo G1, com fotos e vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.