domingo, 21 de dezembro de 2014

Fatores prognósticos para a mortalidade precoce na doença de Parkinson

19 de dezembro de 2014 - (Data da publicação Online)
Resumo
Introdução
Alguns grandes estudos já avaliaram fatores prognósticos para a mortalidade na doença de Parkinson (DP). Este amplo estudo teve como objetivo identificar aspectos demográficos e clínicos associados à mortalidade precoce na DP.

Métodos
Os pacientes com DP do Instituto Nacional de Neurociência foram identificados a partir do banco de dados de Transtornos do Movimento a partir do qual foram obtidas informações demográficas e características da doença coletados prospectivamente. Todos os pacientes do estudo eram ligados à Secretaria de Cingapura sobre nascimento e morte para obter informações sobre o estado vital até 31 de dezembro de 2012. As variáveis prognósticas analisadas incluem dados demográficos do paciente, características da doença de base, e tipo de medicação utilizada para DP. A análise de regressão multivariada de Cox foi realizada para identificar fatores associados com o risco de mortalidade em DP.

Resultados
Dos 1.786 pacientes com DP identificados, 363 (20,3%) morreram durante o período de estudo de 11 anos. O tempo médio de sobrevivência a partir do diagnóstico foi de 15,8 anos (variando 0,3-31). Os fatores associados à maior mortalidade (HR, IC 95%) foram idade avançada no momento do diagnóstico (1,06, 1,03-1,08), sexo masculino (2,29, 1,57-3,35), Hoehn & Yahr (HY) fase ≥2.5 (1,54, 1,07-2,22 ), UPDRS escore motor ≥30 (1,63, 1,13-2,35), subscores maiores bradicinesia (1,05, 1,01-1,09) e de comprometimento cognitivo (2,30, 1,55-3,41).

Conclusões
No maior estudo até à data avaliaram-se as características da doença com base prognósticos de risco de mortalidade em DP. Descobrimos que sexo masculino, idade mais avançada no momento do diagnóstico, maior base estágio HY, maiores escores motores da linha de base UPDRS, subscores de bradicinesia mais elevados e comprometimento cognitivo da linha de base foram associados com o início da mortalidade na doença de Parkinson. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Parkinsonism & Related Disorders.

Até aí morreu o Neves. Homem, com mais idade no diagnóstico, com compromentimento motor e cognitivo, muita lentidão, ... nenhuma novidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.