segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Livro dá uma visão sobre a mente do Parkinson

12/21/14 - O escritor de Denver, Kirk Hall, colaborou com o artista de Paradise, Alison Paolini, para produzir dois livros infantis que ajudam as crianças a entender a doença de Parkinson.

"Carson e as mãos trêmulas do Vovô" e "Carina e seus cuidados com a Vó" ajudam os adultos a explicar de uma forma não-assustadora o que pode estar acontecendo com os entes queridos.

E ainda, como Hall reconhece, a natureza progressiva da doença pode ser assustadora, de fato. Como uma "pessoa com a doença de Parkinson", ele escreveu um livro que é em parte de memórias e outra de orientação, para honestamente enfrentar seus próprios medos e fornecer recursos.

"Janela de oportunidades: Viver com a realidade da doença de Parkinson e com a ameaça de Demência" (auto-publicado através do Smashwords, disponível na Amazon Kindle) luta com um aspecto da doença de Parkinson, que muitas vezes não é abordada. Diagnosticado com a doença em 2008, Hall, um indivíduo "alto funcionario" com um bom, mas estressante trabalho no mundo corporativo, teve de lidar não só com os tremores, mas com "problemas cognitivos".

Ele relata tempos em que era difícil entender o que as pessoas estavam dizendo e com tempos de lapsos de memória. Ele e sua esposa Linda tem mensagens misturadas a partir da quantidade de médicos que consultou, e que adicionou o medo a Hall. Foi seu cérebro escaneado corretamente ou não? Eram tempos de "pensamento lento" apenas parte de estar em seus meados da idade de 60 anos, ou há uma desordem neurológica?

Ele queria saber o máximo possível sobre os efeitos cognitivos do Parkinson. "Eu me lembro de pensar que Deus pode ter me fornecido uma 'janela de oportunidade' e eu queria fazer mais do isso se fosse o caso."

Capítulos lidar com o estresse, a fé, o prejuízo cognitivo, a estimulação cerebral profunda, recursos e muito mais.

A descoberta veio quando ele se tornou um paciente do Dr. Benzi Kluger, professor associado de neurologia e psiquiatria e diretor do Centro de Distúrbios do Movimento da Universidade do Colorado, em Denver (que escreveu o prefácio do livro). Kluger focou na questão da demência relacionada com Parkinson, e Hall encontrou uma medida de esperança em adicionar Namenda aos seus medicamentos, o que melhorou o seu "humor e memória no trabalho" para que ele fosse capaz de completar o livro.

O livro é um presente de valor inestimável para as pessoas com Parkinson. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Chico ER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.