segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Portadores da doença de Parkinson ganham pagamento da Pfizer por droga ligada a jogos de azar, vício em sexo

December 8, 2014 - Quase 200 australianos, que desenvolveram jogos de azar e vícios sexuais depois de tomar medicamentos usados para tratar a doença de Parkinson vão ser indenizados sobre alegadas falhas para avisá-los sobre efeitos colaterais.

O fabricante de medicamentos Pfizer este mês concordou em resolver o caso com 160 australianos que tomaram sua droga Cabaser para tratar tremores associados à doença ou síndrome das pernas inquietas de Parkinson, entre 1996 e 2010.

O acordo, à frente de uma ação de classe a ser ouvido no Tribunal Federal, segue um acordo no ano passado para 32 pessoas em uma ação semelhante contra a Aspen Pharmacare e Eli Lilly sobre sua droga Permax.

Os pacientes esperam para compartilhar milhões de dólares, após alguns perderem centenas de milhares de dólares em jogo depois de tomar os medicamentos, apesar de não terem problemas em jogos anteriores.

Tanto a doença de Parkinson e síndrome das pernas inquietas são doenças neurológicas causadas por uma falta de dopamina no cérebro.

"Os agonistas da dopamina" mimetizam os efeitos da dopamina, em alguns casos, restaurando a capacidade da pessoa de controlar os seus movimentos.

Mas a química também é conhecida por produzir uma "corrida", que tem sido associada a comportamentos de risco e vícios.

As ações de classe alegam que as empresas farmacêuticas foram negligentes na venda dos medicamentos na Austrália sem qualquer advertência adequada sobre os efeitos colaterais.

Arnold Thomas & Becker parceiro de Allanah Goodwin disse que isso levou as pessoas a irem em "jogos de azar e farras de compras e se envolverem em comportamento hipersexual bizarro, sem perceber que era um efeito colateral" dos medicamentos.

Clientes que desenvolveram vícios de jogo variaram de "um pensionista que pode ter perdido uma soma modesta para profissionais que tiveram muito mais dinheiro para perder", disse ela.

Pat Galea, de 65 anos, perdeu cerca de $ 700,000 em máquinas de poker depois de tomar tanto Permax e Cabaser por cerca de uma década para a síndrome das pernas inquietas, o que cria um desejo para quem sofre de mover as pernas. (segue..., original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte:The Age.au. Artigo em português, de 09/12/2014 do Globo G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.