quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vacina para doença de Parkinson testada nos primeiros pacientes

DECEMBER 10, 2014 - Os indivíduos com a doença de Parkinson podem ter uma opção de novo tratamento no futuro próximo. A empresa de biotecnologia austríaca Affiris AG começou a testar uma nova vacina para Parkinson em um estudo clínico de Fase I na Áustria por um consórcio financiado pela UE.

A doença de Parkinson é uma desordem degenerativa do sistema nervoso central em que as células do cérebro que produzem dopamina morrem lentamente. A dopamina ajuda a controlar o movimento muscular. Os sintomas da doença de Parkinson incluem tremores, rigidez, lentidão de movimentos e dificuldade em andar e na marcha.

A nova vacina tem como alvo uma proteína chamada alfa-sinucleína, que desempenha um papel-chave na iniciação e progressão da doença de Parkinson. Ao contrário dos tratamentos atuais que proporcionam melhorias apenas sintomáticos dos sintomas motores graves da doença, tais como tremor, a vacina pode modificar a progressão da doença.

Atualmente, o consórcio da UE, SYMPATH inicia o recrutamento para um estudo de Fase I da vacina candidata contra a doença de Parkinson chamado AFFITOPE® PD03A que será realizado em Viena e Innsbruck, na Áustria. O julgamento de um teste cego multi-cêntrico, controlado por placebo, com pacientes de grupos paralelos randomizados de fase I de ensaios se inicia após teste de vacina de Parkinson semelhante recentemente realizado pela Affiris com o apoio do Michael J. Fox Foundation produziu resultados positivos.

Comentários Professor Achim Schneeberger, Chief Medical Officer da Affiris e coordenador do SYMPATH:

"Os resultados que obtivemos com a vacina de Parkinson PD01A foram muito encorajadores. Agora, PD03A será testado em um ambiente comparável e estamos aguardando ansiosamente os resultados."

Explica o professor Werner Poewe, presidente do Departamento de Neurologia da Universidade de Medicina de Innsbruck e investigador principal do estudo, sobre os objetivos do estudo:

"O ponto final primário do estudo tem como objetivo demonstrar a segurança e tolerabilidade da vacina. Ele também irá avaliar a atividade imunológica e clínica da vacina em pacientes vacinados como seu ponto secundário."

Adiciona Dr. Dieter Volc do PROSENEX Ambulatorium BetriebsgmbH:

"O PD03A é um dos primeiros medicamentos em todo o mundo que apontam para a eficácia clínica da modulação da via metabólica de alfa-sinucleína. Tem o potencial para tratar a causa da doença de Parkinson - não apenas os sintomas".

A compreensão corrente do Parkinson é que os depósitos de formas patológicas de alfa-sinucleína no sistema nervoso causam a doença. Os investigadores acreditam que uma redução dos níveis de alfa-sinucleína patológica podem ter um efeito benéfico na progressão da doença. A vacina PD03A pretende causar a redução através da indução da produção de anticorpos que têm como alvo e promover a eliminação da alfa-sinucleína, de modo a neutralizar os efeitos tóxicos.

Conclui Dr. Markus Mandler, chefe do Departamento de neurodegeneração da Affiris explica:

"Ambas as vacinas são baseadas na tecnologia AFFITOME® da Affiris'. Esta tecnologia proporciona não apenas uma única vacina para o tratamento de uma determinada doença, mas todo um conjunto de candidatos de produtos com excelentes perfis de segurança e forte especificidade para os seus alvos". (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Business 2 Community.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.