quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Pacientes com doença de Parkinson têm redução da acuidade do contraste visual

25/02/2015 - Os pacientes com doença de Parkinson (DP), muitas vezes têm dificuldades com a acuidade visual em imagens de baixo contraste. Porque eles podem ter a visão normal de alto contraste, esta é muitas vezes esquecida durante exames oftalmológicos de rotina. Na edição atual do Jornal da Doença de Parkinson, os pesquisadores relatam que pacientes tiveram resultados significativamente pior de visão para imagens de baixo contraste em close (40 cm) e distante (2 m). Mesmo para imagens de alto contraste, a visão dos pacientes com DP foi deficiente à longas distâncias.

Além disso, o grau de deficiência visual de baixo contraste correlacionados com a gravidade da DP, sugerem que tais testes visuais podem fornecer informação para o médico no diagnóstico e tratamento da DP. Para fornecer uma ferramenta de triagem easy-to-use  para os médicos, os pesquisadores desenvolveram um aplicativo baseado no iPad que pode substituir as cartas de papel tradicionais utilizados em testes de oftalmologia normal.

Foram estudados trinta e dois pacientes com DP e 71 indivíduos controle. Todos os indivíduos receberam um exame neurológico, que incluiu a Escala Unificada para Doença de Parkinson (UPDRS), e testes de visão usando o Variable Chart Contrast Acuity exibido num Apple iPad 2. Lentes corretivas usuais foram usadas ​quando​ necessárias.

O teste foi feito em alto contraste (letras pretas sobre um fundo branco) e em 2,5% de contraste (cinza sobre branco) a distâncias de 40 cm e 2 m. O protocolo de design gráfico e testes foram baseados nos testes de acuidade visual Bailey-Lovie e no tratamento precoce de Diabetic Estudo Retinopatia (EDTRS) , que são os padrões em ensaios clínicos de oftalmologia. Utilizando uma escala de acuidade visual com base no número de letras corretamente identificadas, as pacientes podiam ver cerca de 10% menos letras que os indivíduos controle nos testes de baixo contraste em uma ou outra distância e nos testes de alto contraste a 2 m. Não houve diferença estatisticamente significativa entre DP e controles nos testes de alto contraste em 40 cm.

"Deficiências visuais podem ter um impacto significativo na qualidade de vida e funções do dia-a-dia", explicou o investigador principal, Charles H. Adler, MD, PhD, do Departamento de Neurologia, Mayo Clinic College of Medicine, Scottsdale, AZ. "No entanto, a sensibilidade ao contraste diminuída em pacientes com DP é um tema que tem recebido pouca atenção na prática clínica. O formulário eletrônico de baixo contraste da carta de acuidade gráfica utilizada neste estudo combina a sensibilidade ao contraste com os testes de acuidade visual e é rápido e fácil de administrar. É portátil, quantitativa e ajustável para distâncias de ensaio e níveis de contraste. "

Com o app iPad usado como uma ferramenta de triagem rápida, um melhor teste visual de pacientes com DP poderia ser implementado. Dr. Adler e seus co-pesquisadores afirmaram que, "Acreditamos que uma avaliação da baixa acuidade de contraste deva ser considerada como parte do exame ocular padrão em DP, pois pode revelar uma deficiência visual de outra forma perdida nestes doentes, ajudar os médicos a definir um conjunto de critérios para orientá-los em relação à segurança durante a caminhada e de condução em condições de pouca luz, e guiar ambas as intervenções farmacológicas e não-farmacológicas que aumentem a capacidade funcional. "

Mais informações: "Abnormal Visual Contrast Acuity in Parkinson's Disease," by Tanya P. Lin, Heather Rigby, Jennifer S. Adler, Joseph G. Hentz, Laura J. Balcer, Steven L. Galetta, Steve Devick , Richard Cronin, and Charles H. Adler (DOI: 10.3233/JPD-140470), Volume 5, Issue 1 (February 2015). Fonte:
http://m.medicalxpress.com/news/2015-02-parkinson-disease-patients-visual-contrast.html

Tecnicamente OK. Só acho "meio" estranha essa mania de querer empurrar Gadgets,  no bom português,  quinquilharias eletrônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.