sexta-feira, 29 de maio de 2015

Instituto do Cérebro RJ é premiado pela Câmara dos Deputados

29/05/15 - RIO — Com menos de dois anos de existência e mais de duas mil cirurgias, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IECPN), no Centro, coleciona prêmios. Na quarta-feira, a instituição recebeu da Câmara dos Deputados o Prêmio José Aristodemo Pinotti, que reconhece entidades com destaque na promoção da saúde da mulher. Foi a quarta homenagem ao hospital, pioneiro no Brasil ao realizar exclusivamente procedimentos neurológicos de alta complexidade em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), na maioria mulheres.

Inaugurado em julho de 2013, o instituto recebe pacientes de todo o país com casos graves de câncer, aneurisma, epilepsia e mal de Parkinson, entre outros. Desde a sua criação, foram realizadas 2.060 cirurgias, além de 17.227 atendimentos ambulatoriais e mais de 25 mil exames. O hospital leva o nome de um dos maiores neurocirurgiões do mundo, o carioca Paulo Niemeyer, morto em 2004.

— O que nos diferencia é o fato de sermos fruto de uma parceria público-privada, o que dá agilidade na gestão. Temos um mínimo de cirurgias a serem realizadas por mês e atendemos aos padrões internacionais de qualidade — afirma o diretor médico do hospital, o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. — Assim como o Instituto do Coração, em São Paulo, o Instituto do Cérebro é um modelo para outros hospitais e um orgulho para os cidadãos.

Com uma equipe de 180 médicos, o instituto possui 44 leitos em CTI e realiza em média cem cirurgias por mês — números que devem triplicar em breve. Um prédio anexo orçado em R$ 50 milhões está previsto para ficar pronto no início de 2017, com mais 76 leitos de CTI. A unidade também será a primeira instituição pública do Brasil equipada com um aparelho de radiocirurgia, que dá precisão milimétrica a procedimentos muito complexos. O equipamento custou R$ 10,5 milhões e foi doado pela Alerj.

CINCO UNIDADES PREMIADAS
Além do IECPN, o Hospital Estadual Carlos Chagas, referência na realização de cirurgias bariátricas pelo SUS, também recebeu o reconhecimento da Câmara dos Deputados. Cinco hospitais brasileiros receberam o prêmio este ano.

José Aristodemo Pinotti foi ginecologista e deputado federal por três mandatos. A homenagem foi criada em 2010, um ano após sua morte. Fonte: Extra G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.