domingo, 8 de maio de 2005

DOR NA DOENÇA DE PARKINSON (II)
ACATISIA
Após uma rápida refeição, convidei o casal de amigos que nos visitava para passarmos à sala, alegando para isso o desconforto das cadeiras. “Para parkinsoniano não há lugar bom”, comentou o colega, também uma PcP.

Lembrei-me deste fato ao ler o artigo recomendado por Hugo o seu post “Dor na doença de Parkinson” de
5/5/2005 07:44:00 PM, e resolvi traduzir a parte que trata do tema.

“Nenhuma discussão sobre o desconforto físico na DP está completa sem uma menção à acatisia, ou desassossego, uma queixa freqüente e algo potencialmente incapacitante. Alguns pacientes com acatisia parkinsoniana são incapazes de permanecer sentados, manter-se na cama, dirigir um carro, comer à mesa ou participar de reuniões sociais. Como resultado da acatisia, os pacientes podem perder o sono ou tornar-se isolados socialmente. Aproximadamente, na metade dos casos de acatisia parkinsoniana os sintomas variam com a medicação e frequentemente podem ser aliviados com o emprego adicional de dopaminérgicos.”

Fonte: The Parkinson’s Disease Foundation

Definição de ACATISIA
“[Do fr. Acathésie.] S. f. Patol. Condição que varia entre uma sensação de inquietação e a incapacidade de sentar-se ou de deitar-se tranqüilamente, ou de dormir.” (Fonte: Aurélio p. 24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.