Drogas remodelam cérebro, diz estudo
25/04/2007 - Síndrome de abstinência também é causada por mudanças na estrutura do cérebro. Mesmo pequena dose alterou fisicamente os caminhos neurais.Um dependente de heroína que sofre os efeitos da síndrome de abstinência que se seguem ao abandono do vício não é meramente alguém sem força de vontade, como podem pensar alguns, mas é um indivíduo atormentado por mudanças duradouras no cérebro, causadas pela própria droga, explica um estudo inovador publicado nesta quarta-feira (25).
O estudo, publicado na revista científica britânica "Nature", reforça uma nova teoria que vê a dependência como uma doença que "remodela" os mecanismos cerebrais relacionados ao aprendizado e à memória, disse em uma entrevista a principal autora do estudo, a fisiologista celular Julie Kauer.
As descobertas também indicam o caminho para a possibilidade perturbadora de um antídoto farmacêutico para a dependência, acrescentou. As experiências de Kauer se focaram na atividade das sinapses: uma junção conectiva entre as células do cérebro.
As chamadas sinapses excitadoras aumentam o fluxo de substâncias químicas, como a dopamina, associada ao sentimento de euforia, enquanto as sinapses inibidoras impedem estes fluxos. "Você precisa ter as duas, porque elas controlam e harmonizam o sistema", explicou.
Estudos anteriores demonstraram que as sinapses excitadoras são fortemente relacionadas à construção da nossa capacidade de memória e elas -- assim como os músculos do corpo -- se fortalecem com o aumento da atividade.
Este é um círculo virtuoso, quando se trata do aprendizado, porque a liberação de pequenas quantidades de dopamina cria o incentivo para se aprender mais e também ajuda a aguçar os instintos básicos de sobrevivência. Mas o mesmo mecanismo se torna um ímã perigoso para o abuso de certas drogas, como a heroína e a cocaína, que provocam uma resposta similar. (segue...) Fonte: G1.
Mais uma vítima do Parkinson: RONALDO ROGÉRIO DE FREITAS MOURÃO.Descobri hoje de manhã ao assistir o noticiário Bom Dia Brasil na Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.