domingo, 20 de janeiro de 2013

Dificuldade de deglutição pode ser fatal para pessoas com Parkinson

JANUARY 19, 2013 - As pessoas com doença de Parkinson (DP) devem ser cautelosas com o aumento de episódios de tosse e alterações na qualidade da voz, porque os especialistas dizem que esses sintomas podem ser um sinal de um problema sério para engolir e que pode ser fatal.

A doença de Parkinson é uma doença neurológica progressiva que ocorre quando as células cerebrais vitais que controlam o movimento e a coordenação morrem ou ficam debilitadas. Os sintomas variam, mas a doença é muitas vezes caracterizada por tremor incontrolável, rigidez dos membros, lentidão de movimentos e dificuldade para caminhar. Estudos mostram que a doença de Parkinson pode também causar uma série de outras alterações cognitivas e físicas, incluindo dificuldade em engolir, mastigar, falar e conduzir o alimento através do sistema digestivo, já que estas funções dependem de músculos que podem ser enfraquecidos devido a mudanças no cérebro.

Muitos pacientes de Parkinson, especialmente aqueles nos estágios mais avançados da doença, apresentam uma condição conhecida como disfagia, que pode afetar a sua qualidade de vida e causar complicações potencialmente fatais como a desnutrição, aspiração, pneumonia e desidratação, disse Leslie Mahler, Ph . D., professor assistente no Departamento de Distúrbios da Comunicação da Universidade de Rhode Island, que é especialista em adultos com distúrbios neurológicos. "A maior preocupação é se o alimento está indo pelo caminho certo", disse ela.

Os doentes de Parkinson com problemas de deglutição deve procurar tratamento para evitar graves complicações potencialmente fatais.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde, a principal causa de morte para pessoas com doença de Parkinson é a pneumonia de aspiração, que ocorre quando os pulmões e as vias aéreas para os pulmões se inflamam ou ficam infectados devido a alimentos ou líquidos que vão para os pulmões quando consumidos, ao invés de ir para o estômago. Pacientes de Parkinson também estão em risco de asfixia ou engasgamento até a morte devido a alimentos bloqueando as vias aéreas e pararem de respirar.

É importante conhecer os sinais de alerta de um distúrbio de deglutição, porque algumas pessoas podem parecer estarem comendo e bebendo normalmente, mas não estão, disse a Dr. Mahler, uma fonoaudióloga. Intervenção precoce e adequada na gestão de anormalidades na deglutição são as chaves para evitar maiores complicações, disse ela.

Um dos sinais de aviso de disfagia é baba, a Dr. Mahler disse. A tendência natural de engolir desacelera em muitos pacientes de Parkinson e eles não engolem, e como conseqüência eles tendem a babar, a Dr. Mahler explicou. A diminuição na ingestão provoca um acúmulo de saliva na boca que vaza resultando incontrolável, e babar é feio, o que pode ser uma grande fonte de constrangimento, disseram especialistas da Fundação Nacional de Parkinson (NPF). Esta saliva em excesso também pode causar um acúmulo de catarro na garganta.

Medicamentos anticolinérgicos podem reduzir a baba, restringindo a produção de saliva, mas a pesquisa mostra que esses medicamentos causam boca seca e têm efeitos colaterais graves, como perda de memória, constipação, confusão e alucinações, especialmente em idosos. Investigadores também descobriram que a grave salivação pode ser tratada com toxina botulínica (Botox) através de injeções nas glândulas salivares, mas o efeito do Botox dura apenas alguns meses.

Tosse ou engasgo durante ou após as refeições é um sinal de que o alimento está preso na garganta ou que tenha descido para a passagem do ar (traquéia), para os pulmões em vez de para o esôfago - o tubo muscular que leva os alimentos, líquidos e saliva de da boca para o estômago.

Os médicos disseram que a tosse é realmente um bom sinal, porque é uma reação reflexa que acontece quando o alimento desce de forma errada ou está preso na garganta. A tosse pode ajudar a manter os alimentos e líquidos fora das vias aéreas e impedi-los de ir para os pulmões. No entanto, por vezes, o alimento pode entrar no tubo de ventilação sem qualquer sinal de tosse ou asfixia causando aspiração silenciosa.

Outros sinais de alerta de disfasia identificados pela NPF são: uma voz gurgly (de borbulha); uma sensação de que algo está preso na garganta, dificuldade para manter a comida ou líquido na boca, dificuldade para engolir medicamentos, perda de peso não intencional; desconforto no peito; azia, dor de garganta, lentidão e em comer.

Em casos graves, os pacientes podem ter que usar um tubo de alimentação para manter a hidratação e nutrição, o Dr. Mahler disse, acrescentando que, "é possível para alguém comer e beber o que eles podem e obter o resto através de alimentação por tubo."

Dr. Mahler aconselha as pessoas que pensam que têm um problema de deglutição a consultar um fonoaudiólogo, que seja experiente no tratamento de pacientes com Parkinson, para uma avaliação da deglutição. "As pessoas com Parkinson que têm dificuldade em engolir muitas vezes têm problemas de voz, porque a fala e a deglutição são ações naturais da anatomia", disse ela. "Estima-se que mais de 89 por cento das pessoas com doença de Parkinson têm um distúrbio da fala que pode afetar sua qualidade de vida."

A fonoaudiologia pode ajudar as pessoas a melhorar a deglutição e a aumentar de intensidade vocal, ensinando-os exercícios de fortalecimento muscular, a Dr. Mahler disse. Uma técnica conhecida como o Tratamento Lee Silverman Voice (LSVT Loud), um programa de intenso exercício de fala, provou ser eficaz no tratamento de pacientes de Parkinson com problemas de fala, disse, e pelo menos um estudo mostra que também teve um impacto positivo na melhoria da função de deglutição.

Outra terapia que pode melhorar as funções de deglutição é o treinamento da força muscular expiratória (EMST). Esta terapia relativamente nova, desenvolvida por especialistas da Universidade da Flórida Central para Distúrbios do Movimento e Neurorestaração, ensina os pacientes como fazer para fortalecer os músculos envolvidos na deglutição e respiração.

A PFN e Doença de Parkinson Foundation também recomendam as seguintes dicas para ajudar a aliviar problemas de deglutição e salivação:

• Beba goles freqüentes de água ou chupe pedaços de gelo durante o dia e antes das refeições para ajudar a aumentar a deglutição e afinar o catarro;
• Reduzir a ingestão de açúcar, com açúcar aumenta a saliva;
• chupar balas sem açúcar ou mascar chiclete sem açúcar para o alívio temporário da baba;
• Dê pequenas mordidas de alimentos, mastigar bem e comer devagar,.
• Sente-se ereto por alguns minutos depois de comer;
• Tome pequenos goles de água ou bebida ao comer;
• Sente-se ereto com a cabeça ligeiramente para a frente quando comer, beber e tomar pílulas. Inclinar a cabeça para trás, pode aumentar o risco de alimentos ou líquidos que vão para os pulmões. Se um copo está meio vazio, encha-o;
• Manter uma postura ereta e manter o queixo para cima, porque uma flexão do pescoço ou postura curvada agrava a baba;
• Lavar a boca após as refeições;
• Coma alimentos mais macios, purê, se necessário;
• Beba chá com limão ou bebidas carbonatadas para ajudar a afinar o catarro;
• Evite produtos lácteos, pois eles podem piorar o catarro;
• Beba líquidos mais grossos, pois são mais fáceis de engolir, porque não descem mais rápido;
• Umedeça alimentos secos para torná-los mais fáceis de engolir, e
• Durma com a cabeça e os ombros levantados para evitar asfixia.
(original em inglês, tradução Hugo) Fonte: Examiner.

31 comentários:

  1. Muito bom.. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo, era exatamente o que eu buscava. Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo, era exatamente o que eu buscava. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Agora sei por que meu marido que tem Parkison está babando muito. Informaçõe úteis. Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. informacoes muito importantes,ajudou muito com algumas duvidas que eu tinha em relacao a baba e de onde ela surgia,minha irma tem parkison...muito obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelas boas informações!!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela informação. Meu pai tem Parkinson a uns 13 anos e agora a tosse aumentou muito. As vezes ela diminui muito ou até pára, mas as vezes fica por dias e até semanas. Terrível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Alfredo Maia,seu pai faz exercícios com fonoaudiólogo? Se fez ajudou a não engasgar?
      Ele tem falta de ar nos pequenos esforços?
      Obrigada!

      Excluir
  8. O engasgar do doente de parkinson pode acontecer com menos de cinco anos do diagnóstico,que é meu caso.Apesar dos sintomas terem aparecido a mais tempo e não sabíamos que já estava doente.

    ResponderExcluir
  9. Beber liquido , se a pessoa tem disfalgia beber liquido pode ser fatal .

    ResponderExcluir
  10. Gostei e sinto-me informado. Estou no inicio da doença, mas vou me cuidar.

    ResponderExcluir
  11. Foi muito útil essa informação!!!! Grata

    ResponderExcluir
  12. Meu vô sofre de mal de parkinson e ultimamente tem muita dificuldade para engolir, será que existe algum remédio que ajude nisso ?

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigada, essa informação me ajudou muito, meu pai tem parkison e ele baba e tosse frequentemente já não sabiamos mais o que fazer com tanto sofrimento.

    ResponderExcluir
  14. Meu pai tem problema de parkison e eu tenho 29 anos, e as vezes tenho tremores nas mãos isso ppde ser o sintoma da doênça?

    ResponderExcluir
  15. Não necessariamente o parkinson é hereditário. Tremores deveriam vir, a princípio, acompanhados de outros sintomas não motores, como constipação, dificuldades no sono, aumento de ansiedade, etc., que são de difícil mensuração. Daí recomenda-se consultar um neurologista ESPECIALIZADO em parkinson.

    ResponderExcluir
  16. Muito obrigada me ajudou muito já não sabia mais o que fazer pra ajudar meu marido que tem parkinson há 14 anos

    ResponderExcluir
  17. O sifrol e medicamento para parkison?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Sifrol é uma das marcas comerciais vendidas no Brasil do medicamento para parkinson pramipexole.

      Excluir
  18. Meu pai ja esta alimentando por sonda
    Nao consegue engolir mais nada.
    Qual espectativa em tempo ele tem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Difícil responder, só deus sabe... depende de todo cuidado, idade, etc... normalmente a alimentação por sonda, faz o paciente engordar e se fortalecer...mas depende se ele está acamado, tem consciência, etc.. muito difícil cuidar e conviver com esta situação.

      Excluir
  19. Difícil dizer, mas recomendam-se exercícios respiratórios, como p. ex. soprar e encher balões de aniversário. Consultar fonoaudiólogo.

    ResponderExcluir
  20. Muito útil essas informações vai me ajudar muito obrigado

    ResponderExcluir
  21. Muito bom essas informações meu esposo tem Pakson, está com tosse e sai um pouco de cataro, tem tipo engasco

    ResponderExcluir
  22. O meu pai tem Pakson e ele tem 89 anos tem dificuldade de engolir principalmente água e os remédios muito difícil pois afetou a corda vocais dele difícil de entender o que ele fala...muito difícil essa doença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou enfrentando o mesmo problema com minha mãe, muita dificuldade de engolir água, comprimidos etc...comida entao nem se fala, nao sei mais oq.ue fazer vai batendo um desespero.

      Excluir
    2. Minha mãe tem 79 anos. Já bateu o desespero. Magra demais, não se alimenta apesar de se esforçar e meu pai forçar, babá muito, escaras... Uma doença horrível. E muito sofrimento.

      Excluir
    3. Minha esposa tem 54 anos, e não há nada mais para fazer, totalmente acamada e quase sem razão.
      Mas coloquei sonda gastrotomia e ela engordou e não sofre mais com alimentação, porém babá muito devido o avanço da doença.

      Excluir
  23. Parabéns tirou as minhas duvidas sobre as salivas obrigada

    ResponderExcluir

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.