sábado, 15 de junho de 2013

A deficiência de ácido fólico é associada à doença de Parkinson

June 15th, 2013 - Ratos alimentados com uma dieta deficiente em ácido fólico eram mais propensas a desenvolver a doença de Parkinson, de acordo com um novo estudo.

Na doença de Parkinson, as células nervosas produtoras do neuroquímico dopamina morrem, deixando os afetados com problemas de movimento, e sintomas, tais como tremor e rigidez. Já é sabido que as pessoas com Parkinson tendem a ter menores níveis do que os normais de ácido fólico no sangue - mas não ficou claro se este é um resultado da própria doença, ou uma possível causa.

Cientistas do Instituto Nacional de Envelhecimento, dos EUA dizem que a ingestão adequada de ácido fólico pode proteger-nos da doença de Parkinson. Eles observaram dois grupos de ratos – aos quais foi dada uma substância química que os fez desenvolver a doença de Parkinson. Os ratinhos que receberam quantidades adequadas de ácido fólico foram protegidas da doença, enquanto que aqueles cuja dieta era deficiente passou a desenvolver a doença. É como se o ácido fólico prevenisse o acúmulo de homocisteína, um aminoácido que envenena os neurônios que morrem na doença de Parkinson.

Esta é a primeira evidência de que o ácido fólico pode ajudar a prevenir a doença de Parkinson. Claro, o mesmo efeito ainda não foi demonstrado em humanos -, mas este estudo sugere que vale a pena ter certeza que você obtém suficiente ácido fólico, através de uma boa ingestão de saladas, vegetais folhosos e frutas cítricas e sucos. (original em inglês, tradução Hugo) Fonte: News Fix.ca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.