20/09/2013 - A doença de Parkinson é uma doença degenerativa e progressiva do sistema nervoso central e seus sintomas podem proporcionar um declínio da qualidade de vida dos pacientes. Mas a fisioterapia aquática pode influenciar positivamente para que isso não ocorra. É o que mostra o estudo “Efeitos da fisioterapia aquática na qualidade de vida de sujeitos com doença de Parkinson”, publicado esse ano na revista Fisioterapia e Pesquisa.
De acordo com o autor Douglas Monteiro da Silva, fisioterapeuta e mestre em neurociências pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e colegas, a fisioterapia aquática é um recurso terapêutico que utiliza os efeitos físicos, fisiológicos e cinesiológicos advindos da imersão do corpo em piscina aquecida como recurso auxiliar da reabilitação ou prevenção de alterações funcionais.
“A ação terapêutica da água aquecida acarreta aumento do metabolismo e diminuição da tensão muscular, proporcionando um ambiente agradável, confortável e relaxante. Além disso, um dos efeitos provocados pela imersão em meio hídrico seria o aumento dos níveis de dopamina no sistema nervoso central, que se mantêm por algumas horas após a imersão”, explicam os autores no artigo.
Segundo eles, várias pesquisas já mostraram os benefícios da fisioterapia aquática na melhora do equilíbrio, da instabilidade postural e do risco de queda em pessoas com a doença. E, nesse estudo, eles comprovaram sua atuação na melhora da qualidade de vida. Para a equipe, esta última pode estar relacionada às propriedades físicas e ao aquecimento da água, que desempenham um papel importante na melhoria e na manutenção da amplitude de movimento das articulações, na redução da tensão muscular e da dor. Fonte: Dourados News.
Este Blog, criado em set/2001, é dedicado às Pessoas com Parkinson (PcP's), seus familiares, bem como aos profissionais da saúde que vivenciam a situação de stress que acompanha a doença. A idéia é oferecer aos participantes um meio de atualizar e de trocar informações sobre a doença de Parkinson e encorajar as PcP's a expressar sentimentos no pressuposto de que o grupo infunde esperança, altruísmo e o aumento da auto-estima. E um alerta: Parkinson não é exclusividade de idosos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.