segunda-feira, 21 de abril de 2014

As células da pele em breve tratarão pacientes de Alzheimer e Parkinson

por Len Rosen
20 de abril de 2014 – O DNA extraído a partir da pele de homens de 35 e 75 anos de idade, foram injetados em quatro óvulos humanos precedentemente desnucleados para produzir clones dos doadores de pele. As células-tronco extraídas de tais embriões correspondem a seus doadores masculinos. A empresa envolvida, da Advanced Cell Technology, localizada em Marlborough, Massachusetts, está no ramo da medicina regenerativa focado em substituição de células com defeito ou danificadas pelas saudáveis.
Muitas doenças que os seres humanos experienciam são causadas por células com defeito. A investigação em células estaminais centra-se em substituir essas células com defeito pelas saudáveis ​​concebidas a partir dos próprios pacientes. Neste caso, as células somáticas, aqueles derivadas a partir de pele de dois doadores adultos do sexo masculino, foram injetadas através de um processo conhecido como células somáticas de transferência nuclear (SCNT, do original inglês somatic cell nuclear transfer). O resultado, a geração de células estaminais pluripotentes específicas do doador, que podem ser diferenciadas em diferentes tipos de tecidos para uso no tratamento de uma série de doenças.

As células-tronco derivadas de embriões têm se mostrado promissor no tratamento de doenças oculares, como a degeneração macular e a distrofia. Mas agora células derivadas através SCNT poderá concebivelmente ser utilizada para tratar a diabetes de tipo 2, Alzheimer, Parkinson,osteoartrite, ou doenças do sistema imunitário.

Eu sofro de artrose e sou um candidato para substituição do joelho. É concebível que eu poderia doar as células da pele, que seria, então, serem transformadas em cartilagem e injetadas no meu joelho para restaurar o que eu perdi ao longo dos anos. Atualmente há ensaios clínicos da Advanced Cell Technology com foco em tratar a degeneração macular e distrofia. Bem, eu tenho me mantido observando a começar a ter o joelho substituído, e vou esperar um pouco mais e ver se haverá um ensaio clínico para a minha condição no futuro próximo.

A SCNT pode também restaurar o músculo cardíaco danificado em pacientes que sofreram um ataque cardíaco, ou pode substituir a pele de vítimas de queimaduras. Na verdade, a tecnologia tem o potencial de mudar a forma como a medicina trata casos de trauma agudo.

A pesquisa foi publicada na edição de 17 abril da revista, Cell Stem Cell. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: 21st Century Tech blog.

É uma corrida contra o tempo! E infelizmente não haverá gol aos 45 min do segundo tempo.
Parafraseando Neil Armstrong: Um grande passo para a humanidade, um pequeno passo para um homem, reles mortal...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.