domingo, 14 de setembro de 2014

Minha mão tremia incontrolavelmente enquanto eu dirigia a orquestra - eu tinha Parkinson aos 42: A noite que mudou a vida do músico James Morgan para sempre

James Morgan foi diagnosticado com Parkinson precocemente aos 42
Músico, agora aos 44, inicialmente culpou os tremores por pensar beber demais
O pai-de-três agora arrecada dinheiro para o Parkinson UK com concertos

13 September 2014 | Foi uma grande noite para o músico James Morgan, que conduziu um concerto de uma orquestra de prestígio na Dinamarca como câmeras de televisão ao fundo. Mas durante esse período, sua vida mudou para sempre.

Sua mão esquerda tremia incontrolavelmente. Não foi a primeira vez – já vinha acontecendo há vários meses, mas ele ignorou. Quando ele saiu do palco, um músico perguntou: 'O que está acontecendo com a sua mão?

"Olhei para baixo e não podia parar de tremer. Se outras pessoas estavam começando a perceber, eu tinha que fazer algo sobre isso. "

James, que tinha 42 anos na época e trabalhou com Katherine Jenkins e Alfie Boe, inicialmente culpou os tremores por beber muito vinho tinto, e ele cortou o álcool. Não funcionou. Apesar de ter sido vítima de dores no pescoço e nas costas por mais de quatro anos, e não parava de sofrer em seu sono, ele não imaginava o que estava ligado à mão trêmula.

Em outubro de 2012, o médico de James o encaminhou para um neurologista, que o mandou fazer uma ressonância magnética para verificar se havia tumores cerebrais. Ele voltou logo. Em seguida, ele fez uma série de testes.

"Eu tinha que definir a rapidez com que poderia mover meus dedos, colocando minhas mãos na minha frente para ver se um dos lados reagia de forma mais lenta do que a outra. O médico observou fraqueza, tremores e reações lentas em minha mão esquerda. Ele também notou que quando eu entrei, meu braço esquerdo não balançou - um sinal clássico, que eu aprendi mais tarde, do diagnóstico, logo a seguir. O fato de eu não pestanejei muito e minha perna esquerda balançou foram também pistas.

James temia que fosse Parkinson, e quando isso foi confirmado que ele estava arrasado.

"Quando o neurologista telefonou, eu de alguma forma sabia. Não fiquei surpreso, mas fiquei chocado. Minha primeira reação foi uma mistura de negação e pânico ", diz James. "Eu só pensei," Eu sou um pai de três filhos. Como é que isto vai afetar todos os outros? Eu preciso sustentar os meus filhos.

A percepção popular do Parkinson é que ele afeta os idosos, mas pode ser diagnosticado em qualquer idade, como uma em cada 20 pessoas que sofrem tem menos de 40 anos, dos 127.000 britânicos com a doença, mais de 6.000 foram diagnosticados antes dos 40 anos.

"Na doença de Parkinson as células nervosas no cérebro que fazem a dopamina, são danificadas e acabam por morrer", explica Claire Bale, do Parkinson UK.

"Estas células nervosas são, principalmente, de uma parte do cérebro envolvida no movimento, de modo que elas não podem receber mensagens e as pessoas começam a desenvolver problemas com o movimento. Por exemplo a caminhada é mais difícil."

Conforme a doença progride, pode afetar a fala, deglutição, escrita, humor e sono, como a dopamina também é em parte responsável por isto.

'Embora início do Parkinson precoce seja muito similar em muitos aspectos, temos a tendência de achar que em pessoas mais jovens a doença progrida mais lentamente e elas respondem melhor às drogas", acrescenta Claire.

Não há exame de sangue específico para a doença de Parkinson. No caso de James, o diagnóstico do seu neurologista foi confirmado por um DaTSCAN, que mede a quantidade de dopamina disponível no cérebro. Ele mostrou que o lado direito do cérebro, que afeta o lado esquerdo do corpo, não produzia adequadamente o químico.

Juliette imediatamente entrou em ação prática, telefonou para sua mãe para vir e pegar as crianças, para que ela e James pudessem passar os próximos dias freneticamente aprendendo tudo o que podiam sobre a doença.

Eles contaram que sua filha mais velha Anna, 10, sentiu que algo estava errado, mas os seus gêmeos com dois anos de idade, Arthur e Seth eram muito jovens. Foi pouco antes do Natal, então eles tentaram dar às crianças uma celebração tão normal quanto possível.

O primeiro ano que reservou-se apenas com a estreita família. "Passei muito tempo tentando escondê-lo", diz James. "É comum as pessoas se preocuparem com a reação de seu empregador e minha grande preocupação era se eu estaria em condições para shows e outros trabalhos."

Mas, como sua mão trêmula se tornou mais evidente, e temendo seus colegas pudessem confundi-la com os nervos, ele decidiu dizer às pessoas. "Eu senti que isto tinha que ser feito de uma forma positiva, inspiradora. Eu não queria que as pessoas sentissem pena de mim. É a pena que eu temo mais. Eu só quero que as pessoas sejam normais em torno de mim. '

As reações foram variadas.
'Alfie Boe fez algumas piadas, dizendo que eu daria um bom garçom para cocktail. Eu prefiro isso do que piedade. "

James admite que ainda está em negação -mas cada novo sintoma puxa-o de volta à realidade. "Eu vou acordar e meu olho esquerdo vai demorar mais tempo para abrir, ou o meu dedo pode estar dobrado e eu tenho que desdobrá-lo de volta."

No momento seus problemas são principalmente rigidez, rigidez e tremores. Estão todos agravados por condições meteorológicas ou estresse causado pelo frio, o que torna o trabalho difícil às vezes.

'Eu estou lidando, e olhando para a obtenção de um iPad gigante, então eu não terei que virar as páginas durante as apresentações. Se ficar muito difícil, vou me concentrar em compor e produzir. Eu luto com a depressão, mas eu acho que é uma reação ao meu diagnóstico. "

Não há cura, e os tratamentos com drogas que visam aumentar a dopamina, têm efeito limitado. James, agora com 44, usa rasagilina, usada nas fases iniciais para controlar os sintomas, e tem a fisioterapia para que ele possa continuar trabalhando por tanto tempo quanto possível.

Os médicos não podem prever quem vai ter Parkinson - a menos que você esteja em uma pequena minoria com uma predisposição genética - ou o quão rápido ele vai progredir.

Juliette sabe que um dia vai ser cuidadora de James, mas o fato de o casal estar junto desde que tinham 18 os ajudou a ficarem fortes.

Eles organizaram um concerto de verão, Symfunny n º 1, no Royal Albert Hall organizada pela Al Murray e com apresentações de Alfie Boe, Jane Horrocks e Rebecca Ferguson, que ajudou a levantar mais de £ 125.000 para o Parkinson UK. Eles esperam realizar outro no próximo ano.

"Tão importante quanto o dinheiro foi aumentar a compreensão, especialmente para aqueles com início do Parkinson precoce", diz James. "Esta doença pode acontecer a qualquer pessoa em qualquer idade, mas há algumas pesquisas emocionantes que dão esperança para o futuro."
Parkinsons.org.uk; Assistência para 0800 800 0303. (original em inglês, tradução Google, revisão Hugo) Fonte: Daily Mail.uk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observamos que muitos comentários são postados e não exibidos. Certifique-se que seu comentário foi postado com a alteração da expressão "Nenhum comentário" no rodapé. Antes de reenviar faça um refresh. Se ainda não postado (alterado o n.o), use o quadro MENSAGENS da coluna da direita. Grato.